sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

A ciência das cores


[As cores] São um fenómeno físico, uma onda, uma ilusão óptica, um modelo de comunicar, uma fonte de saúde, uma estratégia de sobrevivência...Na natureza, as cores são tudo.


A física e a natureza das cores

Ilusão para os olhos

A visão da cor tal como a conhecemos é consequência da separação da luz nas suas componentes. Na realidade, é uma ilusão óptica que nos decora a vida.


A cor não existe. Na realidade, a cor é um efeito produzido pela combinação de três elementos: a luz, um objecto que a reflicta e um aparelho visual composto por um olho e um cérebro que interpreta a informação da luz reflectida. Por isso, não sabemos com certeza de que cor são as coisas: o mais que podemos fazer é dizer de que cor as vemos.

Quando um objecto reflecte quase toda a luz que recebe, vêmo-lo branco; quando não reflecte quase quase nenhuma luz, vêmo-lo negro. Entre estes dois extremos, o resto das cores corresponde a diversas quantidades de reflexão. Dizemos "quase toda a luz" porque é impossível que um objecto devolva ou absorva a totalidade das radiações que lhe chegam. O branco é consequência de uma reflexão aproximada dos 75% da luz, mas não existe o branco total. De facto, os olhos humanos podem distinguir sem dificuldade mais de 60 variedades de branco.


(Texto adaptado de Super Interessante)

Sem comentários: