sexta-feira, 16 de maio de 2008

Laser


Laser ( Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation, ou seja, amplificação da luz por emissão estimulada)


Em 1916, Einstein lançou os fundamentos da invenção do laser, a partir da lei de Planck. Apesar disto, a teoria ficou esquecida até o final da II Guerra Mundial.
Em 1953, Charles Hard Townes, James P. Gordon e Herbert J. Zeiger produziam um dispositivo similar ao laser, mas que produzia microondas em vez de luz visível.

Nikolai Basov e Aleksander Prokhorov, trabalharam de forma independente num oscilador quantum e resolveram o problema da emissão continua utilizando duas fontes de energia com níveis diferentes.
Quando esta radiação tem frequência visível, chama-se luz. O efeito físico por trás de seu funcionamento é a emissão estimulada, descoberta pelo físico Einstein, como condição necessária ao equilíbrio térmico da radiação com a matéria.


Um laser funciona desde que se consiga excitar um número mínimo de átomos de determinado material para um nível de energia superior, de modo a se obter uma inversão de população (quando existem mais átomos excitados do que átomos no estado fundamental).

Já muito depois de todas estas descovertas, no dia 16 de Maio de 1960, Theodore Maiman, nos laboratórios de pesquisa de Hughes, fez a primeira demonstração de um laser. Ou seja, celebra-se hoje o 48º aniversário do Laser.

Sem comentários: